Deprecated: O hook add_to_cart_redirect está obsoleto desde a versão 3.0.0! Em vez disso, use woocommerce_add_to_cart_redirect. in /home/dh_krwrqi/diversoufmg.com/wp-includes/functions.php on line 6078

Deprecated: A função WC_Cart::get_checkout_url está obsoleta desde a versão 2.5! Em vez disso, use wc_get_checkout_url. in /home/dh_krwrqi/diversoufmg.com/wp-includes/functions.php on line 6078
Skip to main content

Anais do III Congresso de Diversidade e de Gênero (2018)

Flávio Malta Fleury, Pedro Augusto Gravatá Nicoli, Wanessa Susan de Oliveira Rodarte (Orgs)

Estes anais, intitulados “Trabalho, Cuidado e Política: dimensões do agir de mulheres e pessoas LGBTI+ sobre o mundo”, condensam parte das pesquisas, das reflexões, dos anseios, dos questionamentos, das esperanças, dos medos, das preocupações, das angústias e dos sonhos compartilhados por discentes de graduação e pós-graduação, docentes e ativistas que, em um momento de particular dificuldade na luta por direitos de mulheres e de pessoas LGBT+, não se deixaram abater pela vitória, nas urnas brasileiras, do discurso de ódio e da violência e ousaram, de forma corajosa, participar do III Congresso de Diversidade Sexual e de Gênero, em Ouro Preto entre os dias 31 de outubro e 3 de novembro de 2018.

Os artigos que compõem estes anais revelam a preocupação de cada uma de suas autoras e de cada um de seus atores com o enfrentamento às discriminações e às violências enfrentadas por mulheres e pessoas LGBTI+, cotidianamente, em suas casas, nas ruas, em repartições públicas e em seus ambientes de trabalho. Evidenciam, também, o compromisso das autoras e dos autores com a valorização social, com a proteção política e com o reconhecimento jurídico das vivências e das resistências dessas pessoas.

Como diferentes temáticas são trabalhadas nos artigos destes anais, optamos por dividí-los em quatro partes. A primeira parte apresenta artigos que tratam da temática do trabalho de cuidado, sua desvalorização social e a responsabilização das mulheres pelo seu desempenho. A segunda parte apresenta artigos que introduzem a temática da participação das mulheres na política, problematizando as políticas públicas existentes no Brasil para fomentar, estimular e possibilitar uma maior participação feminina no cenário político institucional. A terceira parte apresenta artigos que abordam a temática dos impasses e dificuldades envolvidos nos processos de solicitação e obtenção de refúgio por parte de pessoas LGBTI+, bem como a temática das políticas públicas pensadas e implementadas para população LGBTI+. A quarta e última parte apresenta artigos que debatem sobre questões de gênero e sexualidade no mundo do trabalho e a sua regulação por parte do direito do trabalho brasileiro.

Convidamos todas e todos a lerem as importantes contribuições críticas e politicamente engajadas que se encontram presentes nestes anais e que se revelam, em nossa opinião, fundamentais para a compressão e para o desenvolvimento dos debates contemporâneos relacionados à diversidade sexual e de gênero!

2019-Trabalho-cuidado-e-política